Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

O(a)s autores(as) são obrigado(a)s a verificar a conformidade de sua proposta a todas as regras abaixo. As propostas em desacordo não serão aceitas.

I. A proposta deve ser original e inédita e não ser enviada a outra revista simultaneamente.

II. Serão aceitos arquivos no formato .doc, .docx, .odt, .tex e .lyx.

III. Todo artigo deverá vir acompanhado, ao início, de título, resumo de 50 a 200 palavras e de 3 a 5 palavras-chave na língua original, além de suas versões em inglês (title, abstract e key-words).

Obs.: Esta regra não vale para resenhas e para traduções de textos clássicos.

IV. Não é permitida a publicação de artigos do(a) mesmo(a) autor(a) na mesma edição ou em edições seguidas (do mesmo volume ou não). Portanto, após publicar na Revista, o(a) autor(a) deverá aguardar uma edição (1 semestre) para enviar outro artigo de sua autoria. Esta regra não se aplica para a publicação de traduções e resenhas, ou seja, um(a) autor(a) pode publicar um texto seu e uma tradução de outrem (ou resenha sua) no mesmo número ou em números seguidos.

V. Só aceitamos artigos originais, resenhas e traduções escritos por doutores(as), mestres(as) ou pós-graduandos(as).

VI. As resenhas só poderão ser aceitas se relativas a publicações que datem, no máximo, em 3 anos contados a partir do envio.

VII. No caso de envio de textos em outras línguas aceitas (espanhol, francês, inglês e alemão), será publicada a versão original e, a critério da comissão, apenas eventualmente, a tradução para o português.

Obs.: Recebemos espontaneamente traduções. Contudo, a Revista exige a autorização expressa do autor do original e da editora, se for o caso.

VIII. São de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) as ideias, opiniões e conceitos presentes em seus trabalhos.

IX. O(A) autor(a) deverá informar, quando do envio do trabalho, a sua afiliação institucional, grau de formação, cidade, estado, país e e-mail, informações que serão publicadas junto com o texto, caso ele seja aceito pelos pareceristas.

X. Ao publicarem neste periódico, os(as) autores(as) aceitam que:

a) seus direitos autorais serão mantidos, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
b) podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) os artigos podem ser impressos desde que a fonte do periódico seja informada e o(s) autor(es) sejam devidamente creditados.

XI. As seguintes orientações técnicas devem ser obedecidas:

Fonte: Times New Roman, 12

Obs.: Para caracteres gregos, deve-se usar “Times New Roman Unicode” ou “New Athena Unicode”, disponíveis gratuitamente em:

http://ist-socrates.berkeley.edu/~pinax/greekkeys/NAUdownload.html

Espaçamento: 1,5

Margens: Superior e Inferior: 2,5cm. Esquerda e Direita: 3cm.

Extensão de cada artigo: mínimo de 12 laudas e máximo de 20 laudas.

Extensão de cada resenha: máximo de 10 laudas.

Citações a partir de 3 linhas deverão ser destacadas do corpo do texto com um pulo de linha antes e depois. Além disso, elas devem ser feitas com recuo de 1,25 cm, fonte 11, espaçamento simples, sem aspas.

Citações com menos de 3 linhas deverão ser feitas entre aspas e com a referência em nota de rodapé, conforme o exemplo: SOBRENOME, Inicial do nome. Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação, p. xx (para livros). Para as demais fontes bibliográficas, ver exemplos na indicação de referência completa logo abaixo.

a) Para ocorrências idênticas sequenciais:

* Usar “Ibidem” quando for repetido o autor e o texto de origem da citação. Se a paginação ou seção for a mesma, usar apenas o “Ibidem” (ou seja, não usar “Idem”).
* Se o texto for o mesmo, mas a paginação diferente, usar “Ibidem” seguido da paginação ou indicação de seção: Ibidem, p.xx ou Ibidem, § xx.

b) Para novas ocorrências de obras já citadas (referenciadas por completo na primeira citação) seguir o exemplo abaixo:

* SOBRENOME, Inicial do nome. Título do livro em itálico, p. xx.

* SOBRENOME, Inicial do nome. “Título do  texto entre aspas", p. xx.

* SOBRENOME, Inicial do nome. “Título do artigo entre aspas", p. xx.

As referências completas das citações devem aparecer ao final do texto nas Referências bibliográficas.

c) Regras para a indicação da referência completa:

No caso de livro: SOBRENOME, Inicial do nome. Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação.

No caso de coletânea: SOBRENOME, Inicial do nome. “Título do  texto entre aspas". In: Sobrenome, Inicial (org.)  Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação, Página inicial- final.

No caso de artigo: SOBRENOME, Inicial do nome. “Título do artigo entre aspas". In: Título do periódico em itálico. Local: Editora, Número do periódico, Mês (caso não haja o número), Ano de publicação, Página inicial-final.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • 1 - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". 2 - URLs para as referências foram informadas quando possível. 3 - O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. 4 - Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção