Breve estudo sobre a linguagem e o discurso na primeira seção da obra Ser e Tempo de Martin Heidegger

Autores

  • Manuela Santos Saadeh Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGFIL-UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.61378/enun.v6i2.138

Palavras-chave:

Heidegger, Fenomenologia, Linguagem, História

Resumo

Este artigo se propõe a sucintamente expor o que o filósofo Martin Heidegger pensa por respeito à estrutura da linguagem enquanto a forma do fenômeno de compreensão que configura integralmente este ente que nós mesmos somos. Na primeira seção de Ser e tempo, Heidegger interpreta o Dasein enquanto o estrutural existir, isto é, enquanto o problema da insistência contínua de uma abertura compreensiva. É preciso elucidar com toda acuidade que o existir se distingue do viver dos outros entes não porque no seu interior há uma razão ou consciência, mas porque o “viver” do Dasein se determina pelos fenômenos do Ser, tempo e linguagem que o constituem. A condição de possibilidade do viver dele é enquanto linguagem, porque ele é um existir que é e só pode ser enquanto orientado, portanto, compreensivo.

 


Referências

HEIDEGGER, M. Basic Concepts of the Aristotelean Philosophy. Translated by Robert D. Metcalf & Mark B. Tanzer. Bloomington, USA: Indiana University Press, 2002.

____________. Plato’s Sophist. Translated by Richard Rojcewicz & André Schuwer. Bloomington, USA: Indiana University Press, 1997.

___________ . Seminários de Zollikon. Tradução de Gabriela Arnhold e Maria de Fátima Almeida Prado. Petrópolis: Vozes, 2001.

___________ . Sein und Zeit.17a Aufl.Tübingen. Max Niemeyer Verlag GnbH e Co. 1993.

___________. Ser e Tempo. Tradução de Fausto Castilho. Petrópolis, RJ: EditoraVozes, 2012.

____________. Sojourns – The Journey to Greece. Translated by John Panteleimon Manoussakis. State University of New York Press, 2005.

Downloads

Publicado

2022-06-23