Linguagem e corpo em Heidegger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61378/enun.v7i1.152

Palavras-chave:

Linguagem, Corpo, Transcendência

Resumo

O artigo tem o objetivo de defender o argumento de que o acontecimento da linguagem é ontologicamente prévio à constituição material (fisiológica) da fonação e do signo e, enquanto abertura de sentido, é aquilo desde onde o corporar humano se deixa iluminar. O corpo é corpo, portanto, desde a linguagem. O método de exposição começa explicitando as interdependências entre os processos fisiológicos envolvidos no ato de falar e a constituição do signo linguístico para, em seguida, por contraste, explicitar a tensão entre linguagem e corpo à luz do pensamento de Heidegger. Assim, o artigo defende que a tensão entre linguagem e corpo é antecedente à relação entre signo e fonação. Não falamos em função das características fisiológicas de nossos órgãos da fala, mas a função desses órgãos se ilumina desde a linguagem, à luz da qual, por sua vez, um ente falante se pode dizer corporal. Pois o corpo é corpo desde a linguagem, ou seja, desde a abertura para o sentido. Não é, enfim, o corpo que torna possível a linguagem, mas a linguagem que faz do ente falante um ente corporal.

 


Referências

ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume único. Organização Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

BOSI, Alfredo.O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.

DASTUR, François. Heidegger et la question anthropologique. Paris: Éditions Peeters, 2003. BibliothèquePhilosophique de Louvain, v. 56.

HEIDEGGER, Martin. Interpretações Fenomenológicas sobre Aristóteles: Introdução à Pesquisa Fenomenológica. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Coleção Textos Filosóficos.

_____. Parmênides. Trad. Sérgio Mário Wrublevski. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008b. Coleção Pensamento Humano.

_____. “Quem é o Zaratustra de Nietzsche?” Ensaios e Conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão; Gilvan Fogel; Marcia Sá Cavalcante Schuback. 5 ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008. Coleção Pensamento Humano.

_____. Seminários de Zollikon. Trad. Gabriella Arnhold, Maria de Fátima de Almeida Prado. São Paulo: EDUC; Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

_____.What is called Thinking? Trad. J. Glenn Gray. New York: Harper Perennial, 2004.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. Trad. Antonio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. 27 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

Downloads

Publicado

2023-01-16