Sobre a Revista

A Revista Enunciação, criada em 2016, é uma publicação oficial, de periodicidade semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGFIL-UFRRJ).

Temos por missão publicar textos de qualidade e relevância escritos por doutores, mestres ou pós-graduandos em Filosofia do Brasil e do exterior. São textos publicáveis artigos originais, resenhas de obras recentes e traduções de clássicos.

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Enunciação não tem qualquer opção doutrinal ou temática determinada, contudo os pesquisadores responsáveis pelas edições sempre visarão preservar o rigor da linguagem conceitual/argumentativa que deve caracterizar o pensamento filosófico.

Criada por integrantes do corpo docente do PPGFIL-UFRRJ, é vinculada à editora do mesmo Programa e dela compartilha a comissão editorial. Eventualmente, editores externos são convidados para organizar números temáticos.

Anúncios

Chamada de artigos para o dossiê Antropoceno

2023-12-17

Revista Enunciação – Dossiê Antropoceno

A urgência da questão ambiental se coloca como tema relevante em diversas áreas do conhecimento. O debate sobre o futuro do planeta, por conseguinte, da humanidade, está se fortalecendo na esfera pública e a demanda por políticas ambientais efetivas se torna crescente, dada as projeções climáticas que não são nada otimistas em relação às próximas décadas. A ideia de um novo período geológico expressa pelo conceito de Antropoceno nos dá a dimensão do impacto humano sobre a Terra. Nós, os humanos contemporâneos, somos uma força geológica, ou melhor, o nosso modo de existência se tornou essa força. Relatórios do Painel do Clima da ONU, dados climatológicos, projeções, entre outras fontes científicas, tornaram-se objetos de interesse da reflexão filosófica sobre o futuro em um planeta fortemente impactado pelos excessos da civilização tecnológica.

A nossa relação com a vida extra-humana também se torna objeto de reflexão dado o fato de vivermos a sexta extinção em massa, que desta vez não é causada por eventos catastróficos e sim pela ação humana.

Tal situação planetária impõe à filosofia contemporânea o desafio de não apenas encarar o problema, mas também de pensar em outras possibilidades de existência que fortaleçam o vínculo com a Terra. Neste sentido, a Revista Enunciação convida pesquisadoras e pesquisadores a contribuírem com artigos filosóficos sobre a temática do Antropoceno. Apreciaremos contribuições que versem tanto sobre o problema ambiental quanto sobre a questão da nossa relação com a vida extra-humana.

 

Receberemos artigos em português, inglês, francês e espanhol até 30/04/2024, através do site da Revista Enunciação: http://www.editorappgfilufrrj.org/enunciacao.

 

Editora do dossiê: Profa.Dra.Michelle Bobsin

Saiba mais sobre Chamada de artigos para o dossiê Antropoceno

Edição Atual

Revista Enunciação - v.8, n.2 (2023)
					Visualizar Revista Enunciação - v.8, n.2 (2023)

Dossiê Mulheres na Antiguidade

É com grande alegria que apresentamos este número da revista Enunciação dedicado às mulheres da Antiguidade.

Ao longo da história da Antiguidade, as mulheres normalmente foram silenciadas, obrigadas a ocupar a sombra, a margem, o interior das casas. No entanto, poetisas, filósofas, sacerdotisas, guerreiras, oradoras e políticas estão por toda a parte no mundo antigo. O que propomos com esse dossiê é deixar essas mulheres falarem para que possamos construir, a partir de suas falas, o retrato de suas ações, de seus argumentos, de suas críticas, enfim, do mundo no qual viveram. Nossa intenção é ouvi-las novamente, fazer com que suas ideias e ações circulem e sejam objeto de reflexão.

Nosso dossiê começa na Mesopotâmia, com Enheduanna, a mais antiga escritora de que temos conhecimento, passa por deusas e personagens míticas, como as Amazonas, Pandora, Io, Deméter, Helena, Tétis, Cassandra, Ariadne e Fílis, chega na poetisa Nóssis de Locri e na filósofa pitagórica Teano, para fechar com a sofista Aspásia de Mileto, sem deixar de refletir sobre o principal lugar de atuação das mulheres na Grécia, o gineceu.

Com esse dossiê, realizamos dois desejos: falar das mulheres da Antiguidade e reunir pesquisadoras e pesquisadores das mais variadas áreas que trabalham com essas mulheres. Um pequeno passo visando aproximar as diferentes áreas no grande universo dos Estudos Clássicos.

Desejamos uma ótima leitura!

Editoras do dossiê: Alice Haddad e Cristiane Azevedo

Publicado: 2024-01-24

Artigos

Ver Todas as Edições

 

INDEXADORES