Revista Enunciação - v.8, n.2 (2023)

					Visualizar Revista Enunciação - v.8, n.2 (2023)

Dossiê Mulheres na Antiguidade

É com grande alegria que apresentamos este número da revista Enunciação dedicado às mulheres da Antiguidade.

Ao longo da história da Antiguidade, as mulheres normalmente foram silenciadas, obrigadas a ocupar a sombra, a margem, o interior das casas. No entanto, poetisas, filósofas, sacerdotisas, guerreiras, oradoras e políticas estão por toda a parte no mundo antigo. O que propomos com esse dossiê é deixar essas mulheres falarem para que possamos construir, a partir de suas falas, o retrato de suas ações, de seus argumentos, de suas críticas, enfim, do mundo no qual viveram. Nossa intenção é ouvi-las novamente, fazer com que suas ideias e ações circulem e sejam objeto de reflexão.

Nosso dossiê começa na Mesopotâmia, com Enheduanna, a mais antiga escritora de que temos conhecimento, passa por deusas e personagens míticas, como as Amazonas, Pandora, Io, Deméter, Helena, Tétis, Cassandra, Ariadne e Fílis, chega na poetisa Nóssis de Locri e na filósofa pitagórica Teano, para fechar com a sofista Aspásia de Mileto, sem deixar de refletir sobre o principal lugar de atuação das mulheres na Grécia, o gineceu.

Com esse dossiê, realizamos dois desejos: falar das mulheres da Antiguidade e reunir pesquisadoras e pesquisadores das mais variadas áreas que trabalham com essas mulheres. Um pequeno passo visando aproximar as diferentes áreas no grande universo dos Estudos Clássicos.

Desejamos uma ótima leitura!

Editoras do dossiê: Alice Haddad e Cristiane Azevedo

Publicado: 2024-01-24

Artigos