Chamada de artigos para o dossiê Antropoceno

2023-12-17

Revista Enunciação – Dossiê Antropoceno

A urgência da questão ambiental se coloca como tema relevante em diversas áreas do conhecimento. O debate sobre o futuro do planeta, por conseguinte, da humanidade, está se fortalecendo na esfera pública e a demanda por políticas ambientais efetivas se torna crescente, dada as projeções climáticas que não são nada otimistas em relação às próximas décadas. A ideia de um novo período geológico expressa pelo conceito de Antropoceno nos dá a dimensão do impacto humano sobre a Terra. Nós, os humanos contemporâneos, somos uma força geológica, ou melhor, o nosso modo de existência se tornou essa força. Relatórios do Painel do Clima da ONU, dados climatológicos, projeções, entre outras fontes científicas, tornaram-se objetos de interesse da reflexão filosófica sobre o futuro em um planeta fortemente impactado pelos excessos da civilização tecnológica.

A nossa relação com a vida extra-humana também se torna objeto de reflexão dado o fato de vivermos a sexta extinção em massa, que desta vez não é causada por eventos catastróficos e sim pela ação humana.

Tal situação planetária impõe à filosofia contemporânea o desafio de não apenas encarar o problema, mas também de pensar em outras possibilidades de existência que fortaleçam o vínculo com a Terra. Neste sentido, a Revista Enunciação convida pesquisadoras e pesquisadores a contribuírem com artigos filosóficos sobre a temática do Antropoceno. Apreciaremos contribuições que versem tanto sobre o problema ambiental quanto sobre a questão da nossa relação com a vida extra-humana.

 

Receberemos artigos em português, inglês, francês e espanhol até 30/04/2024, através do site da Revista Enunciação: http://www.editorappgfilufrrj.org/enunciacao.

 

Editora do dossiê: Profa.Dra.Michelle Bobsin