Correlações de forças: da confrontação a uma ruptura emancipatória

Autores

  • Sergio Luis do Nascimento professor - Secretaria Estadual de Educação do Paraná e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC/PR
  • Rogério Luís da Rocha Seixas Docente no curso de especialização em Direitos Humanos, Racismo e Saúde. DIHS/Fiocruz/Ensp.

DOI:

https://doi.org/10.61378/enun.v5i2.109

Palavras-chave:

correlação de forças, racismo, relações étnico-raciais, ruptura emancipatória

Resumo

 Diante da profunda desigualdade que se evidencia na conformação das estruturas nacionais, centrada principalmente nas questões das relações étnico-raciais, o presente trabalho têm como objetivo iluminar alguns aspectos ainda obscurecidos por um apagamento proposital de cunho racista por parte do corpo social e estratégias que corroboraram a valorização e construção de saberes embranquecidos, fortemente influenciados por uma cultura colonializada e que diz mais respeito a uma visão exterior de nosso país do que uma construção e valorização real das nossas raízes caracterizadas, por uma heterogeneidade de conhecimentos oriundos dos inúmeros povos e etnias da Diáspora Africana, estabelecendo uma correlação de forças, marcada pelo confronto da população negra inferiorizada e subalternizada, contra o racismo estrutural e cultural presente na sociedade brasileira, visando encontrar formas de ruptura emancipatória.

 

 

Referências

ALMEIDA, S. L. de. Racismo Estrutural. São Paulo: Ed. Pólen, 2019.

BASTIDE, Roger. Manifestações do preconceito de cor. In: BASTIDE, Roger e FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em São Paulo. Ensaio sociológico sobre aspectos da formação, manifestações atuais e efeitos do preconceito de cor na sociedade paulistana. 3ª edição. São Paulo: Nacional, 1971[1955].

BARROS, A. R. R; CAVALCANTI, C. B. Os afro-brasileiros e o espaço escolar – por uma pedagogia do lúdico informal. In BRAGA, M L de S, SOUZA, E P, PINTO, A F M (Org). Dimensões da inclusão no ensino médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

BRAGA, M L de S, SOUZA, E P, PINTO, A F M (Org). Dimensões da inclusão no ensino médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

CAMPELO, M. M. Cultura, religiosidade afro-brasileira e educação forma no Pará – os valores culturais afro-brasileiro chegam às salas de aula? In BRAGA, M L de S, SOUZA, E P, PINTO, A F M (Org). Dimensões da inclusão no ensino médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

CABRERA, O. As representações sobre as religiões afro-brasileira no ensino médio – Goiânia e Aparecida de Goiânia. In BRAGA, M L de S, SOUZA, E P, PINTO, A F M (Org). Dimensões da inclusão no ensino médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.DA MATTA, R. Digressão: a fábula das três raças ou o problema do racismo à brasileira. In: DA MATA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Petrópolis: Vozes, 1981. p. 58-85.

FANON, F. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

KILOMBA, G. Memórias da plantação – Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MUNANGA, K. Negritude: Usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MOORE, C. A África que incomoda. Sobre a problematização do legado africano no quotidiano brasileiro. 2. edição ampliada. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.

NASCIMENTO, A. Quilombismo: na Afro-Brazilian political alternative. Journal of Black Studies, vol. XI, Issue. 2, dezembro, 1980.

OLIVEIRA, M, J. Matrizes religiosas afro-brasileiras e educação. In BRAGA, M L de S, SOUZA, E P, PINTO, A F M (Org). Dimensões da inclusão no ensino médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

SILVA, P. V. B. Relações Raciais em livros Didáticos de Língua Portuguesa. 228 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

SILVA, F. G. Expressões de religiosidade de matriz africana no ensino médio: um estudo em escolas públicas no contexto de Porto alegre (RS). In BRAGA, M L de S, SOUZA, E P, PINTO, A F M (Org). Dimensões da inclusão no ensino médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006 OLIVEIRA, E. de. Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Curitiba: Gráfica Popular, 2006.

SILVA, P V. B; ROSEMBERG, F. Brasil: Lugares de negros e brancos na mídia. In: VAN DJJK, T. (org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.

TELLES. E. Racismo à brasileira: uma perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Delume Dumará, 2003.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria Social na era dos Meios de Comunicação de Massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2021-08-10