Trama entre mulheres: espetáculo e diálogo intratextual nas Heroides 2 e 10 de Ovídio

Autores

  • Carol Martins da Rocha UFJF
  • Jéssica Rodrigues de Oliveira UFJF

DOI:

https://doi.org/10.61378/enun.v8i2.176

Palavras-chave:

Heroides, autoria feminina, drama, espaço-tempo, ironia

Resumo

Neste artigo, abordamos as epístolas de Fílis e de Ariadne nas Heroides de Ovídio sob uma perspectiva dramática, propondo a análise das formas como os discursos das heroínas-autoras erigem um teatro epistolar na obra por meio da fusão de gêneros diversificados. Para isso, buscamos relacionar as duas cartas no interior da própria coletânea a partir de dois critérios compartilhados entre a elegia, a epistolografia e o drama enquanto gêneros poéticos, quais sejam, as convenções espaço-temporais e os efeitos de ironia. Nosso estudo tem o objetivo de privilegiar a voz e o poder autoral femininos nos textos antigos, compreendendo a mescla genérica e o recurso da intratextualidade como potencializadores da teatralidade nas cartas mobilizadas.

Biografia do Autor

  • Carol Martins da Rocha, UFJF

    Docente de língua e literatura latina e do PPG-Linguística da Faculdade de Letras

  • Jéssica Rodrigues de Oliveira, UFJF

    Mestranda do PPG-Linguística (2023-2025)

Referências

BARCHIESI, Alessandro. P. Ovidii Nasonis Epistulae Heroidum 1–3. Testo e commento. Firenze: Felice Le Monnier, 1992.

______. Speaking Volumes: Narrative and Intertext in Ovid and Other Latin Poets. London: Duckworth, 2001.

BATTISTELLA, Chiara P. Ovidii Nasonis, Heroidum Epistula 10: Ariadne Theseo. Texte und Kommentare, vol. 35. Berlin, New York: De Gruyter, 2010.

COELHO, Ariadne B; SILVA, Francisca L. S. da; VERAS, Juliana A. “O mito de Ariadne: recepção e processo de criação dramatúrgica”. In: PREZOTTO, Joseane; ARAÚJO, Orlando L. de; SILVA, Renato C. da. (Orgs.). Recepção dos mitos gregos na dramaturgia brasileira, vol. 1. Catu: Bordô-Grená, 2021, p. 11-28.

CURLEY, Dan. Tragedy in Ovid. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

DÖRRIE, Heinrich P. Ovidii Nasonis Epistulae Heroidum (quas ad fidem codicum edidit). Texte und Kommentare, vol. 6. Berlin; New York: De Gruyter, 1971.

FULKERSON, Laurel. The Ovidian Heroine as Author: Reading, Writing, and Community in the Heroides. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

GRIMAL, Pierre. Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 5a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

HEINZE, Richard. “Ovids elegische Erzählung”. In: BURCK, E. Vom Geist des Römertums. Ausgewählte Aufsätze (Org.). Stuttgart, 1960, p. 308-403.

HENNEMANN, Natasha; LESSA, Fabiana. Filósofas: o legado das mulheres na história do pensamento mundial. São Paulo: Maquinaria Sankto Editora, 2022.

JULIANI, Talita J. “Sulpícia: Reflexões sobre uma Persona Poética Feminina em Roma Antiga” in: SANTOS, E. C. P. dos; AZEVEDO, K. T. C. de; SILVA, Mª. A. de O. (Orgs.). O Feminino na Literatura Grega e Latina. Teresina: EDUFPI, 2023, p. 352-374.

LINDHEIM, Sara H. Mail and Female: Epistolary Narrative and Desire in Ovid’s Heroides. Madison: The University of Wisconsin Press, 2003.

OLIVA NETO, João A. “Sulpícia e as Elegias Amorosas de uma Jovem Romana”. In: Organon. Porto Alegre, v. 31, n. 60, jan/jun. 2016, p. 267-278.

ROSATI, Gianpiero. “Dinamiche temporali nelle Heroides”: SCHWINDT J. P. (Org.). La représentation du temps dans la poésie augustéenne, Zur Poetik der Zeit in augusteischer Dichtung. Heidelberg: The Universitätsverlag Winter, 2005, p. 159‐175.

______. “L’elegia al femminile: le Heroides di Ovidio (e altre heroides)”. In: MD, n. 29, 1992, p. 71‐94.

SPENTZOU, Efrossini. Readers and Writers in Ovid’s Heroides — Transgressions of Genre and Gender. Oxford: Oxford University Press, 2003.

STRAUSS, Richard. Ariadne auf Naxos. Libretto by HOFMANNSTHAL, H. von. Berlin: Adolph Fürstner, 1916.

TRAPP, Michael. Greek and Latin letters — an anthology, with translation. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

UGARTEMENDÍA, Cecilia. M. A exemplaridade do abandono: epístola elegíaca e intratextualidade nas Heroides de Ovídio. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

2024-01-24