Eu, Enheduanna

Autores

  • Katia Pozzer UFRGS
  • Estefanía Bernabé-Sánchez Universidade de Valladolid (UVA) e Faculdades de Filosofia y Letras e Humanidades da IE University

DOI:

https://doi.org/10.61378/enun.v8i2.186

Palavras-chave:

Mesopotâmia, História das Mulheres, Literatura, Poesia

Resumo

O presente artigo trata de uma figura feminina singular na história da Mesopotâmia que exerceu, ao mesmo tempo, as funções de princesa, sacerdotisa e poeta. Enheduanna foi a mais proeminente sacerdotisa em Ur, durante o reinado de seu pai, o poderoso rei Sargão de Akkad. Ela é conhecida por suas composições literárias e vários objetos contendo inscrições cuneiformes, incluindo um disco de alabastro, atualmente conservado no Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pennsylvania. Refletir sobre a condição feminina na antiguidade e, em particular, sobre o exercício da poesia e da afirmação da autoria individual na produção literária mesopotâmica, são algumas das questões que trazemos nesta contribuição.

Biografia do Autor

  • Katia Pozzer, UFRGS

    Docente nos cursos de História da Arte e no Programa de Pós-Graduação em História, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil

  • Estefanía Bernabé-Sánchez, Universidade de Valladolid (UVA) e Faculdades de Filosofia y Letras e Humanidades da IE University

    Docente no departamento de Lingüística Geral da universidade de Valladolid (UVA) e das Faculdades de Filosofia y Letras e Humanidades da IE University (Madrid), Espanha.

Referências

Al-MALAIKA, N. Astillas y ceniza. Shadaya wa Ramad. Madrid: Visión Libros, 2010.

BAHRANI, Z. Women of Babylon. New York: Routledge, 2001.

BARTHES, R. “The Death of the Author”. In: HEATH, S. (ed.), Image, Music, Text. Trad. R. Howard, Londres: Fontana, 1967.

BERNABÉ-SÁNCHEZ, E. “El mito de Inanna y Šukkaletuda: violencia sexual en Sumer”. In: Revista de História Anos 90. Vol 25, n.47, 2018, p.135-147.

BIENKOWSKI, P.; MILLARD, A. Dictionary of the Ancient Near East. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2000.

BLACK, J.; GEORGE, A.; POSTGATE, N. A Concise Dictionary of Akkadian. Wiesbaden: Harrassowitz Verlag, 2000.

BLACK, J.; GREEN, A. Gods, Demons and Symbols of Ancient Mesopotamia. London: British Museum Press, 1998.

BORDREUIL, P.; BRIQUEL-CHATONNET, F.; MICHEL, C. Les Débuts de l'Histoire. Paris: Éditions de La Martinière, 2008.

BOTTÉRO, J. L'Écriture, la raison et les dieux. Paris: Éditions Gallimard, 1987.

BOTTÉRO, J.; KRAMER, S. Lorsque les dieux faisaient l'homme. Paris: Éditions Gallimard, 1993.

DESHONG MEADOR, B. Inanna. Lady of largest heart. Poems of the Sumerian High Priestess Enheduana. Austin: University of Texas Press, 2000.

FOSTER, Benjamin R. “Authorship in Cuneiform Literature”. In: BERENSMEYER, I.; BUELENS, G.; DEMOOR, M (ed.). The Cambridge Handbook of Literary Authorship. Cambridge: Cambridge University Press, 2019, p. 13-26.

FOSTER, Benjamin R. “On authorship in Akkadian Literature”. In: Annali dell’Università degli Studi di Napoli “L’Orientale”. Rivista del Dipartimento di Studi Asiatici e del Dipartimento di Studi e Ricerche su Africa e Paesi Arabi, 1991 (51/1). p. 17-32.

FOUCAULT, M. ““Qu’est-ce qu’un auteur?”. Collège de France, 22/2/1969. Disponível em: que-es-un-autor-michel-foucault.pdf

GADAMER, H-G. Wahrheit und Methode. Mohr, Tübingen, 1975.

GIMBUTAS, M. The Language of the Goddess. San Francisco: Harper, 1995.

GLASSNER. J.-J. “La Naissance de l’empire”. In: BORDREUIL, P.; BRIQUEL-CHATONNET, F.; MICHEL, C. Les Débuts de l'Histoire. Paris: Éditions de La Martinière, 2008, p. 155-164.

HALLO, W.W.; VAN DIJK, J.J.A. The exaltation of Inanna. New Haven, Yale University Press, 1968.

HALTON, C.; SVÄRD, S. Women’s writing of Ancient Mesopotamia. An anthology of the earliest female authors. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

HELLE, Sophus. The birth of the author. Co-creating authorship in Enheduana’s Exaltation. In: Orbis Litterarum 75, n.2. 2020, p. 55-72.

____________The fist authors: narratives of authorship in ancient Iraq. Aarhus: Aarhus University, 2020

HUOT, J.-L., THALMANN, J.-P.; VALBELLE, D. Naissance des cités. Paris: Nathan, 1990.

JOANNÈS, F. La Mésopotamie au 1er millénaire avant J.-C. Paris: Armand Colin, 2000.

__________. (org.). Dictionnaire de la Civilisation Mésopotamienne. Paris: Robert Laffont, 2001.

KONSTANTOPOULOS, G. “The Many Lives of Enheduana: Identity, Authorship, and the "World's First Poet". In: DROß-KRÜPE, K.; FINK, S. Powerful Women in the Ancient World: Perception and (Self )Presentation. Zaphon: Münster, 2021.

KRAMER, Samuel Noah. “Inanna's Descent to the Nether World”. In: Revue d'Assyriologie. Vol. 34, p. 93- 106, 1937.

____________________. Os Sumérios. Lisboa: Livraria Bertrand, 1977.

LABAT, R.; MALBRAN-LABAT, F. Manuel d'Épigraphie Akkadienne. Paris: Geuthner, 1988.

LAFONT, B.; TENU, A.; JOANNÈS, F.; CLANCIER, Ph. La Mésopotamie. De Gilgamesh à Artaban 3300-120 av.J.-C. Paris: Éditions Belin, 2017.

LEICK, Gwendolyn. Mesopotamia. La invención de la ciudad. Barcelona: Ediciones Paidós, 2001.

LIVERANI, Mario. El Antiguo Oriente. Historia, sociedad y economía. Barcelona: Ed. Crítica, 1995.

MARGUERON, Jean-Claude. Los Mesopotámicos. Madrid: Cátedra, 1996.

MAY, Nathalie N. “Female Scholars in Mesopotamia?”. In: Gender and Methodology in the Ancient Near East. BMO 10, 2018, p. 149-162.

MICHEL, C. “Les femmes et l’écrit dans les archives paléo-assyriennes”. In: TOPOI SUPPLÉMENT, VOL. 10, 2009, p. 253–272.

MOSCATI. S. Como reconhecer a arte mesopotâmica. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

NOWICKI, S. “Women and references to women in Mesopotamian Royal Inscriptions: aa overview from the early dynastic to the endo f Ur III period”. In: Studia Orientalia Electronica, vol. 4, 2016, p. 36-52.

OLIVER, M.R. “Excluidas, confinadas y poderosas: las relaciones de género y el ejercicio de poder en Mari”. In: DI BENNARDIS, C., RAVENA, E., & MILEVSKI, I. (eds): Diversidad de formaciones políticas en Mesopotamia y el cercano Oriente. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2013.

PARROT, A. Assur. Paris: Gallimard, 2007.

POZZER, K. M. P. “Arte, Sexo e Religião: a deusa Ištar na Mesopotâmia”. In: Revista Das Questões, Brasília, p. 1-17, 2018.

______________. “A poetisa e a deusa ou essas maravilhosas mulheres orientais” (prefácio). In: FLORES, G. G.; SCANDOLARA, A. Inana - antes de da poesia ser palavra era mulher. São Paulo: sobinfluencia edições, 2022, p. 7-11.

READE, J. “Nimrud”. In: CURTIS, John (ed.). Fifty Years of Mesopotamian Discovery: The Work of the British School of Archaeology in Iraq 1932-1982. London: The British School of Archaeology in Iraq, 1982.

ROAF, Michael. Mesopotâmia. Barcelona: Folio, 2006.

ROUX, G. La Mésopotamie. Paris: Éditions du Seuil, 1995.

SAID, Edward W. Orientalismo – o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

UNIVERSITY OF PENNSYLVANIA MUSEUM OF ARCHEOLOGY AND ANTROPOLOGY. https://www.penn.museum/collections/object/293415.

VON SODEN, Wolfram. The Ancient Orient: an introduction to the study of the ancient Near East. Michigan: Eerdmans, 1994.

WESTENHOLZ, J. “The King, the Emperor, and the Empire. Continuity and Discontinuity of Royal Representation in Text and Image”. In: ARO, S.; WHITING. M. R. (eds.), The Heirs of Assyria. Melammu Symposia 1. Helsinki: The Neo-Assyrian Text Corpus Project: 2000. Disponível em: www.aakkl.helsinki.fi/melammu/ Acesso em: 01. Nov. 2010, 09:47:41.

WINTER, Irene. J. “Women in Public: The Disk of Enheduanna. The Beginning of the Office of EN-Priestess, and the Weight of Visual Evidence”. In: DURAND. J. M. (ed.). La femme dans le proche orient antique. Paris: Editions Recherche sur les Civilisations, 1987, p. 189-201.

_______________. (ed.). On the art in the ancient Near East. Leiden: Brill, 2010.

Downloads

Publicado

2024-01-24