Verdade, sentimento e política em Rousseau

Autores

  • Evaldo Becker Professor de Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.61378/enun.v2i2.27

Palavras-chave:

Rousseau, verdade, sentimento, política

Resumo

No presente artigo, temos por objetivo, examinar o conceito de “verdade” em Rousseau e as vinculações deste, com os conceitos de virtude, linguagem, sentimento e política. Por se tratar de uma preocupação recorrente, que não o abandona em fase alguma da vida e por permear seus diversos escritos é que nos propomos a investigá-la. Para tanto utilizaremos, principalmente os seguintes textos: O Discurso sobre as ciências e as artes, os Devaneios do caminhante solitário, o Emílio e As Confissões.



Referências

BARROS, Gilda Naécia Maciel de. Platão, Rousseau e o Estado Total. São Paulo: T. A. Queiroz, 1995.

DELON, Michel. Histoire de la Litérature Française: De L’encyclopédie aux Méditations. Paris. GF Flammarion, 1998.

HUBERT, René. Rousseau et l’Encyclopédie: essai sur la formation des idées politiques de Rousseau (1742-1756). Paris, Librairie Universitaire J. Gamber editeur, 1928.

MONTEAGUDO, Ricardo. A Interlocução entre os “irmãos inimigos” Diderot e Rousseau. In: SANTOS, Antônio Carlos dos (Orgs). Variações Filosóficas: entre a Ética e a Política. São Cristóvão, Editora da UFS, 2004.

NASCIMENTO, Milton Meira do. Opinião pública e revolução: aspectos do discurso político na França revolucionária. São Paulo: Nova Estella e Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

PLUTARCO. Como tirar proveito de seus inimigos. Prefácio e notas de Pierre Maréchaux. Tradução de Isis Borges da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

PRADO JR. Bento. Não dizer a verdade equivale a mentir? In: A Retórica de Rousseau. São Paulo: COSACNAIF, 2008.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Carta ao Sr. Padre Raynal. Col. Os Pensadores. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.

______. As Confissões. Tradução de Raquel de Queiroz. Rio de Janeiro: Athena Editora, 3 vols. 1926.

______. Devaneios do caminhante solitário. Tradução de Fúlvia Maria Luiza Moretto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 3º ed., 1995.

______. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens. Tradução de Iracema Gomes Soares e Maria Cristina Roveri Nagle. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Ática, 1989.

______. Discurso sobre as Ciências e as Artes. Col. Os Pensadores. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.

______. Emílio: ou da educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes; 1999.

______. OEuvres complètes, Tomos I, II, III, IV e V, Paris: Éditions Gallimard, 1964-1995.

STAROBINSKI, Jean. A transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

TROUSSON, Raymond & HEIGELDINGER, Frédéric (Orgs). Dictionnaire de Jean-Jacques Rousseau. Paris: Honoré Champion, 2006.

Downloads

Publicado

2018-01-28