Revista Enunciação

A Revista Enunciação, criada em 2016, é uma publicação oficial, de periodicidade semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGFIL-UFRRJ).

Temos por missão publicar textos de qualidade e relevância escritos por doutores, mestres ou pós-graduandos em Filosofia do Brasil e do exterior. São textos publicáveis artigos originais, resenhas de obras recentes e traduções de clássicos.

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Enunciação não tem qualquer opção doutrinal ou temática determinada, contudo os pesquisadores responsáveis pelas edições sempre visarão preservar o rigor da linguagem conceitual/argumentativa que deve caracterizar o pensamento filosófico.

Criada por integrantes do corpo docente do PPGFIL-UFRRJ, é vinculada à editora do mesmo Programa e dela compartilha a comissão editorial. Eventualmente, editores externos são convidados para organizar números temáticos.


 

INDEXADORES

 

                   

            
 

          

 

 

Notícias

 

Chamada de artigos para o dossiê Concepções do humano hoje

 

Se um dia Kant quis sintetizar em uma quarta questão, “O que é o ser humano?”, o sentido de suas três grandes questões (“O que posso saber?”, “O que devo fazer?”, “O que me é permitido esperar”?), o século XX viu a antropologia filosófica perder a ingenuidade da posição de seus problemas. Embora tenha sido um século fecundo para a disciplina (por exemplo, na tradição fenomenológica), foi também a época em que, por diversas razões, se impôs a suspeita sobre a possibilidade de se responder de modo enfático à questão “O que é o humano” – do questionamento teórico do humanismo à desumanização ocorrida na prática, da denúncia do humano como universal ideológico à proposição da identidade interseccional, da crítica ao especismo às aspirações do pós-humano e ao antropoceno como ameaça do fim existencial da espécie. O deflacionamento da sua pergunta e a dessubstancialização de seu objeto não interditam, todavia, a disciplina, mas antes a tornam mais relevante. Os desenvolvimentos dos campos do saber cujo objeto é o humano, da antropologia (a ciência social) às neurociências, passando pelos estudos de gênero e raciais, atualizam não apenas a questão sobre o que é o humano, mas também aquela sobre o que ele não é. A Revista Enunciação, do PPGFIL-UFRRJ, convida à submissão de artigos, traduções e resenhas que avancem sobre esta questão: como pensar o humano hoje?

Data final para a submissão: 31 de janeiro de 2023

 

Editores responsáveis:

Edson Peixoto de Resende Filho

Luiz Philipe de Caux

 
Publicado: 2022-10-14
 
Outras notícias...

Revista Enunciação - v.6, n.2 (2021)


Capa da revista